Ana Pinzon é mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela University of Leeds (Chevening Scholarship), bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e intercambista em Gestão Ambiental em Glasgow Caledonian Universidade (Bolsa Ciência sem Fronteiras).
Tem atuação profissional de ESG e sustentabilidade com foco em descarbonização, mudanças climáticas e inovação. Experiência em gestão de sustentabilidade, incluindo a estruturação de práticas ESG; inventários de gases de efeito estufa (GHG Protocol); planos de gestão de resíduos sólidos; iniciativas de diversidade e inclusão; indicadores de sustentabilidade; análise de materialidade; frameworks de sustentabilidade (por exemplo, ODS); e desenho de políticas socioambientais. Experiência profissional no desenvolvimento de projetos de gestão ambiental; relatórios técnicos; e estudos de planejamento urbano, incluindo projetos de grande porte como a Atualização do Atlas Brasileiro de Abastecimento de Água para a Agência Nacional (ANA).
Saiba Mais
O curso introduz tópicos relacionados a Descarbonização e Transição Energética no contexto do setor de óleo e gás no Brasil e considerando o compromisso do País no Acordo de Paris e a ambição climática global de manter em 2ºC e com esforço de até 1,5ºC o aumento médio da temperatura até 2100 . Inicialmente é feita uma contextualização histórica considerando a escala de tempo geológico (Holoceno e o último período glacial) efeito estufa e o papel das emissões naturais e antrópicas, além das COPs e o Acordo de Paris. Explora-se os Fluxos de Carbono, compreendendo as fontes emissoras e os sumidouros naturais de carbono, introduzindo as emissões atmosféricas antrópicas de carbono no contexto de um “Metabolismo Industrial”. São apresentados os Gases de Efeito Estufa, os Escopos de Emissão de Carbono, Inventário de Emissões e perfil de emissões de diferentes países comparada a do Brasil e conceitos de “net zero” e “race to zero”.
CONHEÇA MAIS