EAD - Ensino a distância
Transmissão ao vivo
25/02/2025 - 13/03/2025
14h às 18h (Horário de Brasília)
24h
Acidentes, Incidentes e Desvios são elementos críticos no sistema de gestão de uma organização. Saiba como aplicar métodos para identificar causas básicas e medidas necessárias para correção e prevenção destas ocorrências.
Conheça os conceitos e métodos disponíveis para investigação destes elementos críticos e suas aplicações para identificar causas e medidas corretivas, com o objetivo de controlar os riscos e prevenir ocorrências similares ou da mesma natureza.
O curso contempla algumas das mais importantes técnicas de investigação de incidentes e análise de causa raiz (IIACR), que são aplicáveis a diversos segmentos econômicos, contemplando exemplos práticos detalhados. Além disso, também são abordados aspectos técnicos das normas IEC 62.740 NBR-14.280 e ISO-45.001 e de regulação com os Requisitos das práticas de gestão dos Regulamentos Técnicos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (RTDT, SGSO E&P, SGSO Refino, SGSS, SGIP) da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis- ANP.
Ao final, o participante estará apto a identificar falhas no Sistema de Gestão da organização propondo correções pertinentes, poderá melhor compreender os aspectos do comportamento humano e de suas relações de causas e consequências em eventos de acidentes, incidentes e desvios, além de propor a implantação de salvaguardas preventivas e mitigadoras com base nas relações de causas e consequências.
Conheça a UnIBP
A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).
• Objetivos do Curso e suas seções técnicas
• Razões para investigas incidentes
• Padrões normativos de Segurança Ocupacional e de Processo
• Incidentes de Segurança de Processo e seu gerenciamento
• Gestão de Riscos e Diferença entre Perigos e Riscos
• Avaliação de Risco
• Cenários de Perigos
• Eventos Incidentais e suas definições, terminologias e classificações
• Objetivos de uma IIACR (Investigação de Incidente e Análise de Causa Raiz)
• Visão geral e objetivos de uma IIACR
• Critérios para a realização de uma IIACR
• Metodologias de mercado para IIACR
• Definição do Problema (e características) e os Tipos de Problemas
• Formas de resolução de problemas
• Ilusão de realidade simples e solução Ineficaz de problemas
• Solução Efetiva de problemas
• 4 passos do processo de IIACR (com exemplo real)
• Análise com Diagrama de Causas & Efeitos
• O princípio de Causa e Efeito e suas 4 características
• Como acontece um incidente?
• Comportamentos de risco e condições inseguras (Desvios)
• Influência de Fatores Humanos
• Fontes de Causas e tipos de causas
• O que são Evidências e tipos de Evidências
• O que são Causas Raízes (exemplos práticos)
• Fator Causal X Causa Raiz
• Exercício prático de ACR
• Paradigmas de soluções de problemas (Soluções Eficazes e sua implementação)
• Metodologia dos “5 Por quês?”
• Método do “Diagrama de Espinha de Peixe” (Ishikawa)
• Metodologia da “Matriz ABC”
• Método “SHELL”
• Metodologia de “Árvore de Falhas”
• Técnicas complementares de IIACR: Linha do Tempo
• Técnicas complementares de IIACR: Diagrama de Fatores Causais
• Técnicas complementares de IIACR: “Bow-Tie”: Barreiras de Proteção
• Características de um período de coleta de dados para uma IIACR
• Tipos de dados para uma IIACR e sua relevância e fragilidades
• Dados de Posição, com exemplos práticos
• Dados Físicos
• Dados de Papel e Eletrônicos
• Dados de Pessoas (basicamente de Entrevistas)
• Processo de uma Entrevista
• Importância e característica de leitura não verbal
• Tipos de Linguagem Corporal
• Rosto e expressões não verbais
• Entrevistas – Limitações de Memória/Percepção
• Elaborar relatório da investigação e características fundamentais
• Comunicar os resultados da investigação
• Acompanhar a implementação do Plano de Ação
• Catalogar dados para análise de tendências
• Estrutura de um Programa de IIACR
• Desenvolvimento profissional em facilitação de IIACR
• Literatura recomendada
• Mensagem final
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
Executivo com mais de 36 anos de experiência nas áreas de Engenharia Química | Consultoria em Gerenciamento de Enga. de Segurança (SMS), Qualidade e Confiabilidade, com destaque no desenvolvimento e formação de pessoas, e gestão de sistemas complexos, em empresas internacionais e globais, em diferentes segmentos; Competência em influenciar a alta direção e a organização com políticas e procedimentos de SMS, qualidade e confiabilidade para obtenção de resultados de excelência...
25/02/2025 a 13/03/2025 - 14h às 18h (Horário de Brasília)
Quero me inscreverConfira os valores promocionais disponíveis.
Grupo | Desconto |
Associado Patrimonial | 20% |
Associado Setorial | 15% |
Associado Não Setorial | 10% |
Associado Institucional | 5% |
Associado Profissional | 5% |
Associado Estudante | 40% |
Estudante* | 20% |
Ex-aluno** | 5% |
Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.
Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).
Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.
Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.
Destinado a Supervisores, Gerentes Operacionais, Gestores de SMS e Compliance, Advogados, Administradores, Consultores, profissionais que atuam nas áreas de recursos humanos, saúde e seguros e que possam trabalhar nos processos que envolvam a análise de acidentes, incidentes e desvios, com enfoque preventivo.
Material eletrônico
Certificado de conclusão
Participação de Mediador
• Assistir todas as aulas ao vivo ou gravadas;
• Realização da Atividade Avaliativa com nota mínima de 8 pontos;
• Realização da Pesquisa de Satisfação.
O certificado será liberado automaticamente no AVA após conclusão dos critérios de aprovação.
até 10 dias antes do início do curso
24 h
As inscrições são feitas na Loja da UnIBP e podem ser efetuadas por cartão de crédito (em até 6x sem juros) ou boleto bancário (à vista) com vencimento para 5 dias.
Para empresas associadas ao IBP, oferecemos o pagamento por faturamento. Entre em contato através do e-mail unibp@ibp.org.br para saber mais.
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:
• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
• Sistema funcional de saída de áudio;
• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups.
• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Política de confirmação:
• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.
Política de cancelamento:
• Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
Importante: Para pagamento através de faturamento, haverá cobrança da taxa de cancelamento equivalente as porcentagens e períodos descritos acima.
Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.