EAD - Ensino a distância
Transmissão ao vivo
11/02/2025 - 14/02/2025
9h às 12h (Horário de Brasília)
12h
Você está pronto para dominar os intricados aspectos regulatórios, técnicos e econômico-financeiros do descomissionamento de campos de petróleo e gás natural? Nosso curso oferece uma análise detalhada desse campo crucial da indústria energética, enquanto explora os desafios e oportunidades da transição energética global.
Conteúdo Programático Abrangente:
Objetivos e Competências:
Nossa missão é capacitar você para se destacar nesse campo desafiador:
Resultados Esperados:
Ao concluir o curso, você estará pronto para:
Este curso é ideal para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na indústria de petróleo e gás natural. Se você tem formação em direito, economia, administração, engenharia ou geologia, este curso é para você!
Não perca a oportunidade de se tornar um profissional com conhecimentos em descomissionamento de campos de petróleo e gás natural. Inscreva-se agora e prepare-se para impulsionar sua carreira para novos patamares! 🚀🌟
Conheça a UnIBP
A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).
• Conceito de descomissionamento
• Etapas do descomissionamento
• Detalhamento do sistema de produção onshore e offshore
• Estudo de caso: descomissionamento do campo Brent no Reino Unido, descomissionamento do campo de Cação, no Brasil
• Discussões sobre o descomissionamento no contexto de transição energética – reutilização de infra-estrutura, painel dinâmico sobre descomissionamento da ANP.
• Introdução à Ordem Jurídica Transnacional;
• Reflexões sobre lex mercatória e Positivismo;
• Detalhamento das regras internacionais: convenções internacionais;
• Detalhamento das regras transnacionais aplicáveis ao descomissionamento: boas práticas da indústria, códigos de conduta, contratos modelos, modelos de alocação de risco, regulação estrangeira
• Planejamento financeiro para o descomissionamento;
• Quais são os aspectos econômicos/financeiros motivadores para descomissionamento;
• Exemplos de inadimplência e efeitos sobre o país produtor;
• Garantias de descomissionamento, fundos de provisionamento, garantia compartilhada com consorciados no âmbito do JOA;
• Cálculo dos custos de descomissionamento
• Discussão sobre a regulação brasileira para descomissionamento:
o Lei do Petróleo
o Lei da Partilha
o RANP n° 817/2020 e RANP n° 854/2021
• Regulação do SGSO, SGSS, SGIP, cláusulas sobre descomissionamento do contrato de concessão e do contrato da partilha da produção
• Breve análise da regulação ambiental.
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
Luciana Braga é servidora da ANP desde 2006, tendo atuado nas áreas do Upstream. Atualmente atua como assessora técnica de meio ambiente da Superintendência de tecnologia e meio ambiente. É mestre em Planejamento Energético pela COPPE e doutora em Economia da Energia pela Université Grenoble-Alpes. Foi pesquisadora visitante do Centro de Direito e Políticas Públicas de Energia, Petróleo e Minerais da Universidade de Dundee e do Centro de Direito da...
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
Karen Alves é Formada em Eng. Química, Mestre em Eng. de Materiais, Doutora em Eng. Metalúrgica e de Materiais, possui também Pós Graduação em Eng. da Qualidade e Eng de Petróleo – Ênfase a Reservatório. É servidora pública, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Gás Natural e Bicombustível da Agência Nacional de Petróleo (ANP), desde 2006, atualmente encontra-se lotada na Superintendência de Desenvolvimento e Produção (SDP) exercendo o Cargo de Coordenadora de...
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
Suzi Ane Costa Barbosa é bacharel em direito formada pela Universidade Federal Fluminense e possui Pós-Graduação em Direito da Regulação pela IBMEC. Ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP em 2013, onde atua nas áreas de regulação e assessoramento jurídico em setores do upstream. Participou da regulamentação que estabeleceu o reserve based lending no Brasil e mais recentemente liderou o projeto de regulamentação das Garantias...
11/02/2025 a 14/02/2025 - 9h às 12h (Horário de Brasília)
Quero me inscreverConfira os valores promocionais disponíveis.
Grupo | Desconto |
Associado Patrimonial | 20% |
Associado Setorial | 15% |
Associado Não Setorial | 10% |
Associado Institucional | 5% |
Associado Profissional | 5% |
Associado Estudante | 40% |
Estudante* | 20% |
Ex-aluno** | 5% |
Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.
Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).
Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.
Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.
Indicado para profissionais que atuem ou que busquem qualificação para atuar na indústria de petróleo e gás natural, com formação em direito, economia, administração, engenharia ou geologia.
Material eletrônico
Certificado de conclusão
Participação de Mediador
• Assistir todas as aulas ao vivo ou gravadas;
• Realização da Atividade Avaliativa com nota mínima de 8 pontos;
• Realização da Pesquisa de Satisfação.
O certificado será liberado automaticamente no AVA após conclusão dos critérios de aprovação.
até 10 dias antes do início do curso
12 h
As inscrições são feitas na Loja da UnIBP e podem ser efetuadas por cartão de crédito (em até 6x sem juros) ou boleto bancário (à vista) com vencimento para 5 dias.
Para empresas associadas ao IBP, oferecemos o pagamento por faturamento. Entre em contato através do e-mail unibp@ibp.org.br para saber mais.
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:
• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
• Sistema funcional de saída de áudio;
• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups.
• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Política de confirmação:
• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.
Política de cancelamento:
• Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
Importante: Para pagamento através de faturamento, haverá cobrança da taxa de cancelamento equivalente as porcentagens e períodos descritos acima.
Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.